Destaques Publicações em 2017-2020
Veja aqui as produções mais importantes mais diretamente associadas ao PPG, envolvendo alunos e posdocs, no quadriênio 2017-2020:
Brum et al. (2017). Global priorities for conservation across multiple dimensions of mammalian diversity, publicado no Proceedings of National Academy of Sciences USA (PNAS), resultou do estágio PDSE da Dr. Fernanda em Stony Brook, NY, EUA, sob a supervisão da Dra. Catherine Graham. A Dra. Fernanda Brum foi discente de doutorado na UFRGS, coorientada pelo Prof. Rafael Loyola, e após a conclusão do seu doutorado veio trabalhar em Goiânia, primeiro com uma bolsa PDJ/CNPq e depois com uma bolsa DTI-A do INCT EECBio, associada ao PPG em Ecologia & Evolução.
Rangel et al. (2018). Modeling the ecology and evolution of biodiversity: Biogeographical cradles, museums, and graves”, publicado na SCIENCE. Esse artigo conta com a participação de dois docentes do PPG (Thiago Rangel como autor principal e José Alexandre como coautor) do discente Marco Tulio Pacheco Coelho, e da Pós-Doc (atual PNPD) Fernanda da Silva Cassemiro além de cinco outros autores distribuídos em quatro instituições dos EUA, Dinamarca, Inglaterra e Alemanha (incluindo o Prof. Colwell, que é o último autor do artigo). O artigo trata dos processos ecológicos e evolutivos que geraram e mantém a biodiversidade na América do Sul, estudados a partir de simulações computacionais de última geração (veja aqui os videos de divulgação científica do artigo, em portugues e em inglês).
Menegotto & Rangel (2018). Mapping knowledge gaps in marine diversity reveals a latitudinal gradient of missing species richness. Nesse artigo da Nature Communications, os autores exploram os padrões geográficos de diversidade marinha focando na distribuição de registros de mais de 35 mil espécies, revelando, pela primeira vez, que a queda de diversidade tropical reportada em vários estudos publicados em grandes revistas internacionais (e.g., Science, Trends in Ecology and Evolution) está associada a uma lacuna na ocorrência das espécies que é coincidente com uma redução na intensidade de esforço amostral nessas regiões. O artigo foi concebido e desenvolvido no PPG Ecologia e Evolução, e fez parte da tese de doutorado do discente, defendida em 2019.
Coelho et al (2019), Drivers of geographical patterns of North American language diversity no Proceedings of the Royal Society B. Esse artigo conta com a participação de dois discentes do PPG (Marco Túlio Pacheco Coelho como autor principal e Elisa Barreto como co-autora) e um docente (Thiago Rangel), além de nove outros autores distribuídos em sete instituições dos EUA, Canadá, Alemanha e Austrália. O artigo explora uma dimensão da biodiversidade ainda raramente estudada por ecólogos e biólogos evolucionistas e investiga os fatores ambientais, geográficos e ecológicos que estão associados ao aumento da diversidade de línguas indígenas em baixas latitudes na América do Norte. O trabalho utiliza ferramentas analíticas originalmente aplicadas para estudar padrões de diversidade de espécies e contribui para o entendimento dos fatores que moldam a diversidade humana.
Jiménez & Cianciaruso (2020) “Valuing Ecosystem Services Can Help to Save Seabirds”, na Trends in Ecology & Evolution. O artigo explora como a os nutrientes depositados pelas aves marinhas gera benefícios (bens e serviços) que contribuem para o bem-estar dos seres humanos e quantifica o valor econômico destes benefícios. Embora já existissem evidências sobre a importância das aves marinhas para os ecossistemas marinhos e costeiros, nenhum trabalho anterior tinha quantificado esses benefícios e colocado eles em términos de bens e serviços (e monetários) usados pelos seres humanos. Com isto, o trabalho contribui significativamente para a conservação das aves marinhas porque informa ao público geral, tomadores de decisão e empresas privadas sobre a necessidade de conservar as aves marinhas e suas funções ecológicas. De fato, essa publicação foi recebida com amplo interesse pelo público geral tendo ampla cobertura da mídia internacional. Por exemplo, os autores foram entrevistados por 10 meios de comunicação tais como a CNN (Internacional), Smithsonian magazine (USA), The Times (UK), NPR (National Public Radio) (USA) entre outros. Adicionalmente, outros médios de comunicação fizeram notas e notícias baseado no artigo em diferentes línguas, entre eles a UOL (Brasil: Português), RCN e El Espectador (Colômbia: Espanhol), National Geographic (Hungria: Húngaro), Süddeutsche Zeitung (Alemanha: em Alemão) entre outros.