Youtube Icon
Instagram Icon

Regras, Formulários e Procedimentos

 

Todas as solicitações devem ser enviadas para a secretaria do PPG, observando o que é pedido em cada caso. Leiam atentamente os Procedimentos de Funcionamento da Secretaria antes de fazer qualquer tipo de solicitação.

Aproveitamento de créditos

Co-orientação

Defesa de dissertação ou tese

Diploma

Estágio Docência

Estágio Sanduíche/Capes

Matrícula em disciplinas

Matrícula em disciplinas - Aluno especial

Qualificação 

Pós-Doutorado

PROEX

Normas e Resoluções

 

  

Aproveitamento de Créditos

Preencha o formulário com seus dados e disciplinas que quer aproveitar.

Anexe cópia do histórico escolar que contenha a(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Anexe ementa da(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Alunos que fizeram mestrado no PPG-EcoEvol-UFG também devem solicitar aproveitamento (ele não é automático). 

 

 

 

 

Co-orientação

 

1. Orientador convida pesquisador doutor para co-orientar um de seus alunos. Carta deve incluir nome do aluno, título do projeto e de que forma se espera que o co-orientador possa ajudar (trabalho de laboratório, análises etc). Pode-se usar este modelo;

2. Pesquisador convidado aceita pedido do orientador. Esta carta deve conter um “De Acordo” do chefe do co-orientador pretendido caso este não seja docente do PPG-EcoEvol. Pode-se usar a segunda parte do modelo sugerido acima;

3. Orientador envia ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando co-orientação. Esta carta deve ser acompanhada de carta de aceite do co-orientador pretendido. Pode-se enviar apenas o modelo sugerido acima;

4. Pedido é avaliado em reunião da Comissão Administrativa.

 

Informações:

1. Pedido deve ser encaminhado à Comissão Administrativa até 12 meses após o ingresso do mestrando ou em até 24 meses após o ingresso de doutorando;

2. Co-orientador pretendido não precisa ser docente do PPG-EcoEvol;

3. Cada aluno poderá ter apenas 1 co-orientador. 

 

 

Defesa de Dissertação ou Tese

1. O orientador deve iniciar o processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFG, seguindo os passos do tutorial que podem ser encontrados aqui. O processo deve ser iniciado pelo menos 15 dias antes da defesa, sendo importante que o orientador já se comunique com os participantes externos à UFG e solicite que eles realizem o cadastro no SEI e preencham o formulário eletrônico interno de cadastro, seguindo as instruções que podem ser encontradas na nossa webpage (ver CADASTRO DE PARTICIPANTE EXTERNO).

 

2. Os orientadores externos à UFG são cadastrados no SEI como usuários externos e não podem abrir processos. Nesse caso, o orientador deve encaminhar à secretaria do PPG ofício (baixar modelo aqui) assinado solicitando a defesa, pelo menos 15 dias antes da defesa. A secretaria ficará encarregada de gerar o processo no SEI e comunicar ao orientador e ao discente.

 

3. Após a solicitação da defesa pelo SEI ou por ofício (orientadores externos), o aluno deverá encaminhar, o mais rápido possível, cópias em PDF, de boa qualidade, de todos os documentos necessários para a emissão posterior do diploma e finalização do curso no SIGAA, incluindo:

  • Documentos pessoais (CPF, RG);
  • Diploma de graduação (no caso de defesa de mestrado) e de graduação e de mestrado (no caso de defesa de doutorado);
  • Para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do RNE, do passaporte e visto válido na data da defesa (alunos estrangeiros com vistos permanentes devem estar atentos à questões de reconhecimento dos diplomas de graduação e/ou mestrado);
  • Versão em PDF da dissertação ou tese a ser defendida.

 

4. Em seguida, o aluno deverá comparecer pessoalmente à secretaria do PPG, portando os originais dos documentos pessoais e diplomas, para que a secretaria possa, no SEI, efetivar a VALIDAÇÃO DOS REQUISITOS para a defesa e dar continuidade ao processo no SEI.

 

5. O exemplar em PDF deve ser enviado diretamente à banca pelo aluno e/ou orientador, com cópia para a secretaria do programa;

 

6. Para homologação da banca, a coordenação do programa irá verificar se todos os membros estão devidamente cadastrados no SEI e no formulário interno. 

7. É importante que o orientador e/ou discentes verifiquem o andamento do processo alguns dias antes da defesa, para se certificar que o andamento esteja de acordo com o previsto e que todas as etapas pré-defesa tenham sido realizadas (especialmente considerando os itens 4 e 6 acima).

 

 

Observações importantes:

Prazo. A solicitação deverá ser encaminhada à secretaria com pelo menos 15 dias de antecedência; 

Processo no SEI. É importante que os orientadores e discentes se atentem aos itens 4 e 6 acima, pois o bom andamento do processo para a defesa está condicionado a eles.

Composição da banca. Segundo o Regulamento do PPG-EcoEvol, a dissertação ou tese apresentada será julgada por uma comissão examinadora composta por:

a) Mestrado: Deverão ser sugeridos 4 nomes: 2 externos ao PPG-EcoEvol (titular e suplente) e 2 do PPG-EcoEvol (1 titular + 1 suplente). O orientador preside a banca e também avalia a defesa.

b) Doutorado: Deverão ser sugeridos 7 nomes: 3 externos ao PPG-EcoEvol (2 titulares e 1 suplente) e 4 do PPG-EcoEvol (2 titulares e 2 suplentes). O orientador preside a banca e também avalia a defesa. 

Co-orientador. O co-orientador da dissertação/tese poderá participar da comissão; todavia, seu nome não será contado para efeito de integralização do número mínimo de componentes citado acima.

Cadastro de participantes externos. Para os membros titulares e suplentes que não possuem vínculo com a UFG, é preciso que os participantes externos preencham o formulário de CADASTRO DE PARTICIPANTE EXTERNO, para fins de cadastro no SIGAA. Você pode enviar para o convidado o link da nossa webpage com as instruções para REALIZAR ESSE CADASTRO (temos o cadastro para o SIGAA e para o SEI). Os dois cadastros só precisam ser realizados uma única vez. 

A defesa. O ato de defesa acontecerá em sessão pública. O aluno deverá fazer apresentação com duração de 30-40 minutos, após o que se procederá à arguição. O tempo de arguição de cada examinador será de 30 minutos, dispondo o candidato de igual tempo para resposta, prorrogável a critério do presidente da banca. O resultado do julgamento de cada examinador será expresso por uma entre essa duas avaliações: “aprovado” ou “reprovado”, sendo considerado aprovado na defesa o candidato que obtiver aprovação unânime de todos os examinadores;

Entrega da versão final. O aluno, após a aprovação na defesa pública, terá 30 dias para encaminhar a versão final em formato eletrônico (PDF) à Coordenação do Programa, a fim de iniciar os procedimentos para emissão do diploma no SEI. Nesse contexto, é importante que os alunos estejam atentos à novas regras da PRPG e Biblioteca Central para inserção dos documentos e depósito da versão final (clique AQUI).

 

 

 

Diploma

 

O estudante deverá consultar a secretaria sobre os procedimentos para emissão de diploma, no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e seguindo os procedimentos da Resolução CEPEC/UFG 1403.

Para a emissão, os seguintes documentos são necessários:

I. memorando do Coordenador(a) do Programa ao Pró-Reitor(a) de Pós-Graduação ou formulário específico;

II- cópia da ata da sessão pública de defesa em modelo-padrão;

III- cópia do histórico acadêmico assinado pelo coordenador do Programa;

IV- cópia do diploma de Graduação;

V- cópia do diploma de Mestrado, quando necessário;

VI- cópias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte, para estudantes estrangeiros);

VII- documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca;

VIII- para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do visto válido na data da defesa;

IX- para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Graduação, exigência do inciso IV, deve ser devidamente revalidado por instituição credenciada no Brasil;

X- para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Mestrado, conforme inciso V, quando necessário, deve ser devidamente reconhecido por instituição credenciada no Brasil;

XI- para estudantes que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.

 

 

Estágio Docência 

O estágio docência para pós-graduandos foi instituído pela Capes com intuito de preparar o aluno para docência na graduação. Isto foi feito por meio de um Ofício Circular da Capes (PR/CAPES 028 de 26/02/1999). 

As universidades passaram a regulamentar os estágios docência em seus cursos. Na UFG a regulamentação foi feita por meio da Resolução CEPEC/CONSUNI 01/2017, de integração entre níveis de ensino. 

 

Em nosso PPG, o Estágio Docência é uma disciplina e o aluno deve se matricular normalmente no semestre de interesse

 

1. O aluno decide JUNTO com orientador em qual disciplina fazer o estágio. Embora o estágio possa ser feito em qualquer disciplina, a responsabilidade e atribuição final de conceito é feita por um docente do PPG (não necessariamente o orientador);

2. Após 30 dias do início do semestre, o aluno deve enviar à Secretaria email com as informações referentes ao estágio, para fins de cadastro de turma, por meio do formulário disponível AQUI. Mestrandos devem fazer apenas 1 estágio de 2 créditos (32 h - o Estágio Docente I), e os Doutorandos devem fazer dois estágios de 2 créditos cada (60 h no total), cada um em semestre distintos;

3. No final do semestre, o docente responsável deverá registrar o conceito e a frequencia do aluno no SIGAA 

 

 

Estágio Sanduíche/Capes

Os procedimentos para o PDSE são divulgados anualmente, conforme calendário da CAPES e da PRPG/UFG. A chamada 2021 pode ser encontrada AQUI.

 

 

 

Matrícula em disciplinas - alunos regulares

 

 Matricula realizada pelo SIGAA, segundo chamada semestral:

 

 

 

Matrícula em disciplinas – aluno especial

 

 O aluno interessado deverá ver os procedimentos e o edital do periodo e apresentar na secretaria do PPG-EcoEvol-UFG. 

  

Ao enviar o material da matrícula para a secretaria, por favor nomeie o arquivo da seguinte forma: 

"NOME_Matrícula_Especial_ANO_Semestre". 

Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2020 seria nomeado da seguinte forma: 

"José Silva_Matrícula_Especial_2020_02"

2. Cópia do RG e CPF;  

3. Documento que comprove seu vínculo como aluno de pós-graduação de outra instituição;  

 

Informações:  

1. O aluno interessado deverá acompanhar nesta página eletrônica as disciplinas oferecidas em cada semestre e o prazo para matrícula;  

2. O aceite de aluno especial deverá ser avaliado pelo docente responsável pela disciplina;  

3. Segundo regulamento da pós-graduação da UFG, somente serão aceitos como alunos especiais alunos de outras instituições matriculados regularmente em programas de pós-graduação. A secretaria do PPG-EcoEvol não tem autorização para aceitar alunos “ouvintes”.

 

 

QUALIFICAÇÃO

 

O orientador e o aluno devem organizar a realização do qualificação seguindo o estabelecido na RESOLUÇÃO 01/2016, do PPG EcoEvol, definindo a banca e a data/local do exame, e preencher o formulário em anexo. Este formulário deve ser ENVIADO à secretaria do PPG pelo menos 15 dias antes da realização do exame, para criação do processo no SEI e confecção da ata. 

O número do processo SEI será então encaminhado ao orientador que, após a realização do exame, fará a edição da ata e solicitará a assinatura dos demais participantes da banca. É importante que todos os membros da banca estejam cadastrados no SEI, e no caso de participantes externos o orientador deverá verificar a existência desse cadastro. Caso o participante externo não esteja cadastrado, é importante solicitar com antecedência esse cadastro, conforme as mesmas instruções disponíveis para as defesas de teses e dissertações (clique AQUI).  As etapas do processo de qualificação são:

 

1) O discente envia para o email da secretaria, com cópia para o orientador e a coordenação, o formulário de qualificação que estamos usando pelo menos 15 dias ANTES do exame. Esse formulário só precisa ser assinado pelo discente e orientador (pode ser assinatura digital, sem problemas, a ideia é que o orientador esteja ciente);
 
2) A partir do formulário, a secretaria vai criar o processo no SEI, anexar o formulário word/pdf (para registro posterior no SIGAA) e fazer a ata, comunicando o número do processo ao aluno/orientador e pedindo a assinatura destes no formulário eletronico do SEI; 
 
3) Depois do exame, o orientador então edita a ata (como fazemos nas bancas de mestrado/doutorado) e a banca assina. No caso de reprovação, o processo continua aberto e uma nova ata deverá ser confeccionada para o novo exame em até 3 meses.

 

 

 .

PROEX

As solicitações para utilização de recursos PROEX deverá ser feita a partir do formulário eletrônico disponível AQUI. É importante notar que para cada nota fiscal ou recibo deve ser feito um NOVO PEDIDO, e todos os arquivos e informações devem ser anexados como um unico arquivo (RAR ou ZIP, se for o caso). No caso da cota discente, as solicitações devem ser feitas pelos representantes discentes.

Para concessão de diárias, o RECIBO deverá ser assinado e encaminhado em um arquivo WORD, para fins de verificação e posterior assinatura.

Caso a documentação esteja correta, o reembolsa será realizado em até 5 dias úteis

 

 

 

 .

Pós-Doutorado

Com a finalidade de formalizar a figura do pós-doutorandos vinculados ao PPG Ecologia & Evolução e, especialmente, seu vínculo com a UFG, solicitamos que o formulário de cadastro abaixo seja preenchido, assinado pelo supervisor do pós-doutorando e entregue na secretaria do PPG Ecologia e Evolução (3 vias impressas). Formulário Cadastro Pós-doc Para maiores detalhes a respeito da figura do Pós-doutorando na UFG clique aqui

 

 

 

 

 .

Normas e Resoluções

 Portarias Capes

  •  2016 - PORTARIA Nº8 de 3 de junho de 2016 - Categorias Docente: Clique Aqui