Regras, Formulários e Procedimentos
Aproveitamento de Créditos
1. Baixe e preencha este formulário.
2. Envie um e-mail para a secretaria do PPG (ecoevol@gmail.com) com os seguintes anexos:
(i) Formulário (ver passo 1 acima);
(ii) Histórico escolar contendo a(s) disciplina(s) para aproveitamento;
Observação: Discentes que fizeram o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (UFG) também devem solicitar aproveitamento.
Coorientação
- O coorientador(a) deve preencher este formulário para o cadastro de docente externo nas plataformas SIGAA e SUCUPIRA e enviá-lo para orientador;
- O(a) orientador deve preencher este formulário e enviar um e-mail para a secretaria do PPG informando que o formulário foi preenchido;
- A solicitação será avaliada pela Comissão Administrativa do PPG;
- Cada discente poderá ter apenas um(a) coorientador(a).
- Prazos: até 12 meses após o ingresso do(a) discente de mestrado e até 24 meses após o ingresso do(a) discente de doutorado.
Defesa de Dissertação ou Tese
- O(a) orientador(a) deve encaminhar à secretaria do PPG este formulário para solicitar a defesa com no mínimo15 dias de antecedência em relação à data da defesa. A secretaria ficará encarregada de abrir o processo no SEI e comunicar o andamento deste processo ao/à discente e ao/à orientador(a). É importante que o(a) orientador(a) preencha corretamente o formulário, estando especialmente atento ao nome, instituição e CPF dos membros da banca.
- O(a) orientador(a) deve solicitar aos participantes externos à UFG que realizem o cadastro no SEI (ver instruções detalhadas aqui) e preencham este formulário eletrônico.
- O(a) discente e o(a) orientador(a) receberão um e-mail do SEI para assinar a solicitação de defesa e conferir os dados do processo.
- Após a solicitação da defesa, o(a) discente deverá encaminhar, o mais rápido possível, cópias em PDF, de boa qualidade, dos seguintes documentos que são necessários para a posterior emissão do diploma e finalização do curso no SIGAA:
(i) Documentos pessoais (CPF e RG);
(ii) Diploma de graduação (no caso de defesa de mestrado) e de graduação e de mestrado (no caso de defesa de doutorado);
(iii) Para discentes estrangeiros(as) com visto temporário, enviar cópia do RNE, do passaporte e visto válido na data da defesa (discentes estrangeiros(as) com vistos permanentes devem estar atentos às questões de reconhecimento dos diplomas de graduação e/ou mestrado);
(iv) Versão em PDF da dissertação ou tese a ser defendida (ver modelo do PPG, no item 6).
- Em seguida, o(a) discente deverá comparecer à secretaria do PPG, portando os originais dos documentos listados acima, para que a secretaria possa, no SEI, efetivar a validação dos requisitos para a defesa e dar continuidade ao processo no SEI.
- O(a) discente ou o(a) orientador(a) deve enviar o PDF da dissertação ou tese para abanca, com cópia para a secretaria do programa. Os diferentes capítulos das dissertações e teses podem ser formatados seguindo as normas e estilos dos periódicos escolhidos para submissão dos manuscritos. As capas e folha de rosto devem seguir o modelo definido pelo PPG. Veja aqui um guia simplificado com as orientações gerais para a elaboração do documento e documentação a ser incluída na versão final da dissertação ou tese, seguindo a orientação da BC/UFG.
- Para homologação da banca, a secretaria do programa irá verificar se todos os membros estão devidamente cadastrados no SEI e no formulário interno.
- É importante que o(a) orientador(a) e/ou os(as) discentes verifiquem o andamento do processo SEI alguns dias antes da defesa, para se certificarem de que o andamento esteja de acordo com o previsto e de que todas as etapas antes da defesa tenham sido realizadas.
Observações importantes:
Prazo. A solicitação deverá ser encaminhada à secretaria com pelo menos 15 dias de antecedência;
Processo no SEI. É importante que os(as) orientadores(as) e discentes se atentem aos itens 1 e 3 acima, pois o bom andamento do processo de defesa está condicionado a eles.
Composição da banca. Segundo o Regulamento do PPG, a dissertação de mestrado será julgada por uma comissão examinadora composta por quatro membros: duas pessoas (titular e suplente) devem ser externas ao PPG, e outras duas (titular e suplente) devem pertencer ao PPG. A tese de doutorado será avaliada por três membros externos ao PPG (dois titulares e um suplente) e quatro membros do PPG (dois titulares e dois suplentes). Assim, deverão ser indicados sete nomes. O(a) orientador(a) presidirá a seção de defesa.
Coorientador(a). O(a) coorientadora da dissertação ou tese poderá participar da comissão examinadora; todavia, seu nome não será contado para efeito de integralização do número mínimo de componentes citado acima.
Cadastro de participantes externos. Para os membros titulares e suplentes que não possuem vínculo com a UFG, é mandatório que os participantes externos preencham o formulário de cadastro de participante externo, para fins de cadastro no SIGAA. O(a) orientador(a) ou a discente deve enviar o link da nossa webpage para o(a) convidado(a) realizar os cadastros. Os dois cadastros só precisam ser realizados uma única vez.
A defesa. O ato de defesa acontecerá em sessão pública. O(a) discente deverá fazer a apresentação com duração de 30-40 minutos. Após a apresentação, o processo de arguição será iniciado. O tempo de arguição de cada pessoa da comissão examinadora será de 30 minutos. O(a) discente disporá de igual tempo para realizar a defesa da dissertação ou tese. O resultado do julgamento de cada membro da comissão examinadora será uma entre as seguintes possibilidades: “aprovado(a)” ou “reprovado(a)”, sendo considerado(a) aprovado(a) na defesa o(a) candidato(a) que obtiver aprovação unânime de todos os membros da comissão examinadora;
Entrega da versão final. Após a aprovação na defesa pública, o(a) discente terá 30 dias para encaminhar a versão final em formato eletrônico (PDF) à secretaria do PPG, a fim de iniciar os procedimentos para a emissão do diploma no SEI. Nesse contexto, é importante que os(as) discentes estejam atentos à novas regras da PRPG e da Biblioteca Central para inserção dos documentos e depósito da versão final (veja aqui).
Formatação. Os diferentes capítulos das dissertações e teses podem ser formatados seguindo as normas e estilos dos periódicos escolhidos para submissão dos manuscritos. No entanto, as primeiras páginas das dissertações e teses devem seguir obrigatoriamente as regras da Biblioteca Central e o modelo definido pelo PPG. Veja aqui um guia simplificado com as orientações gerais para a elaboração do documento.
Diploma
O(a) discente deverá consultar a secretaria do PPG sobre os procedimentos para emissão de diploma. Ademais, os seguintes documentos são necessários:
(i) Memorando do Coordenador(a) do Programa ao Pró-Reitor(a) de Pós-Graduação ou formulário específico;
(ii) Cópia da ata da sessão pública de defesa em modelo-padrão;
(iii) Cópia do histórico acadêmico assinado pelo coordenador do Programa;
(iv) Cópia do diploma de graduação;
(v) Cópia do diploma de Mestrado (para solicitar o diploma do doutorado);
(vi) Cópias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte, para discentes estrangeiros(as));
(vii) Documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca;
(viii) Discentes estrangeiros(as) com visto temporário devem anexar cópia do visto válido na data da defesa;
(ix) Discentes estrangeiros(as) com visto permanente devem apresentar o diploma da graduação devidamente revalidado por instituição credenciada no Brasil;
(x) Discentes estrangeiros(as) com visto permanente devem apresentar o diploma de mestrado obtido no exterior devidamente revalidado por instituição credenciada no Brasil;
(xi) Discentes que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.
Estágio Docência
O estágio docência é regulamentado por meio da Resolução CEPEC/CONSUNI 01/2017, de integração entre níveis de ensino. No PPG em Ecologia e Evolução, o Estágio Docência é realizado no formato de uma disciplina com 32 horas. Para fins de registro no SIGAA, os procedimentos são os seguintes:
- O(a) discente decide junto com o(a) orientador(a) em qual disciplina e/ou atividades fará o estágio. Embora o estágio possa ser feito em qualquer disciplina, a responsabilidade e atribuição final de conceito é feita por um(a) docente do PPG (não necessariamente o(a) orientador(a));
- Após a conclusão do Estágio Docência, o(a) docente responsável do PPG em Ecologia e Evolução deverá preencher todas as informações solicitadas neste formulário. Posteriormente, o(a) docente deverá encaminhar o formulário preenchido e assinado para a secretaria do PPG.
- Mestrandos(as) devem realizar apenas 1 estágio de 2 créditos (32 h - o Estágio Docência I), e os(as) doutorandos(das) devem fazer dois estágios de 2 créditos cada (64 h no total), cada um em semestre distintos;
- No final do semestre, após receber o formulário (preenchido e assinado – ver item 2 acima), a secretaria registrará o conceito e a frequência do(a) discente na disciplina.
Estágio Sanduíche (PDSE Capes)
Os procedimentos para o PDSE são divulgados anualmente, em geral no segundo semestre de cada ano (conforme calendário definido pela CAPES e PRPG/UFG). Os(as) discentes devem ficar atentos(as) às informações divulgadas na página inicial do PPG.
Matrícula em disciplinas
As matrículas de discentes regulares do PPG em Ecologia e Evolução em disciplinas serão realizadas via SIGAA (excetuando-se na disciplina de Estágio Docência, cuja matrícula será feita após o recebimento do formulário apresentado acima).
As matrículas de discentes especiais serão realizadas via preenchimento deste formulário.
As disciplinas ofertadas em cada semestre serão divulgadas na Página do PPG em Ecologia e Evolução com pelo menos 10 dias antes do início do semestre letivo.
Clique aqui para a oferta atual de disciplinas.
Cancelamento de matrícula em disciplina
Para solicitar o cancelamento de matrícula em disciplina, a(o) discente deverá preencher, assinar e enviar este documento para a secretaria do PPG em Ecologia e Evolução (ecoevol@gmail.com). A assinatura do(a) orientador(a) neste documento, aquiescendo com a solicitação, é obrigatória.
Normas e Resoluções
Regulamento Geral dos PPGs Stricto Sensu da UFG: RESOLUÇÃO CEPEC 1847 (substitui a RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1403)
Política de ações afirmativas da UFG: RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 07/2015
Regulamento do PPG em Ecologia e Evolução: RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1475
Resolução de Qualificação e Acompanhamento Discente: Norma no. 01/2023 (substitui a RESOLUÇÃO nº 01/2016)
Resolução Credenciamento/Recredenciamento: Norma no. 02/2023
Resolução Acúmulo Bolsas CAPES: Norma no. 03/2023
Resolução Abertura de Vagas: Clique Aqui
Atividades Complementares: Clique Aqui para a norma e acesse aqui o FORMULARIO
Procedimentos e Funcionamento da Secretaria: Clique Aqui
Regulamento para Pós-Doutorado na UFG (NOVO, Resolução CONSUNI/UFG nº 267, de 28 de Junho de 2024)