Youtube Icon
Instagram Icon

EGRESSOS

 

A lista completa de egressos do PPG encontra-se AQUI. Alguns destaques dentre os egressos são os seguintes:

 

Egressos Bolsistas de Produtividade do CNPq

- André Padial (UFPR)

- Sidney Gouveia (UFS)

- Leandro Juen (UFPA)

- Ricardo Dobrovolski (UFBA)

- Matheus Souza Lima Ribeiro (UFJ)

- Walter Santos de Araújo (UNIMONTES)

 

 

Egressos Docentes em IES

- André Padial (UFPR)

- Sidney Gouveia (UFS)

- Leandro Juen (UFPA)

- Ricardo Dobrovolski (UFBA)

- Matheus Souza Lima Ribeiro (UFJ)

- Diogo Provette (UFMS)

- Alessandro Ribeiro (IF Goiano)

- Daniel Paiva (IFG)

- Guilherme Oliveira (UFRB)

- Bruno Vilella (UFBA)

- Silvia Dutra (UFT)

- Rodrigo Assis (UEG)

- Fernanda Melo (UEG)

- Juliana Ferreira (UEG)

- Thiago Santos (UFVJM)

- Thiago Vieira (UFPA)

- Priscilla Lemes (UFMT)

- Vanessa Staggemeir (UFRN)

- Walter Santos de Araújo (UNIMONTES)

- Danielle Katharine Petsch (UNESP)

- Karine Borges Machado (UEG)

 

 

Egressos de Destaques do quadriênio (2021-2024)

 

Periodo 2015-2019:

 

Thiago Bernardi Vieira (2015) foi bolsista PNPD da Universidade do Estado de Mato Grosso por um ano após terminar o doutorado. É professor efetivo da Universidade Federal do Pará (UFPA - campus de Altamira) desde 2016 (ver referência 1 em “12. Outras informações”). Publicou 57 artigos nos últimos 5 anos. Atualmente (janeiro/2024), seu índice h é igual a 14. Foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo De Marco Jr.

 

Walter Santos de Araújo (2015) é professor no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes desde 2016. O Prof. Dr. Walter S. de Araújo coordena o PPG em PPG Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais desde 2021 (2) e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2. Desde 2020, atua como editor associado do periódico Ecological Entomology (3). Publicou 55 artigos nos últimos 5 anos. Atualmente, seu índice h é igual a 12. Foi orientado pelo Prof. Dr. Mário Almeida Neto.

 

Bruno Vilela de Moraes e Silva (2016) realizou o doutorado sanduíche na Universidade de Alcalá (Espanha) e o pós-doutorado na Universidade de Washington em Saint Louis (Estados Unidos da América). Assumiu o cargo de professor efetivo na Universidade Federal da Bahia em 2018 (4) e coordenou o curso de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA) entre 2021 e 2023. O Prof. Dr. Bruno V. Moraes e Silva é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2 (PQ2) e pesquisador associado ao GT de Macroecologia e Macroevolução do INCT EECBio. Atualmente, seu índice h é igual a 14. Foi orientado pela Profa. Dra. Levi Carina Terribile.

 

Danielle Katharine Petsch (2018) realizou o doutorado sanduíche no Centro Alemão de Pesquisa Integrativa em Biodiversidade (iDiv) e o pós-doutorado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuou como Professora Adjunta (temporária) na UEM (2021-2022) e como Professora Visitante (2022-2023) do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desde 2024, é Professora Assistente efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP -Assis; 5). Atua como editora associada de dois periódicos científicos (Acta Limnologica Brasiliensia (6) e Limnology (7), desde 2023). Publicou, entre 2020 e 2024, 26 artigos científicos.  Atualmente, seu índice h é igual a 15. Foi orientada pelo Prof. Adriano Sanches Melo.

 

Karine Borges Machado (2019) foi bolsista do DTI-B do INCT EECBio até 2021. Entre 2021 e 2024 realizou dois pós-doutorados na Universidade Estadual de Goiás (com bolsas do CNPq e FAPEG). Em 2024, foi contratada como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás. Publicou 22 nos últimos 5 anos. Atualmente, seu índice h é igual a 10. Foi orientada pelo Prof. Dr. João Carlos Nabout.

 

 

Periodo 2020-2024:

 

Marco Túlio Pacheco Coelho (2020) realizou o doutorado sanduíche na Universidade Estadual Colorado (EUA). Entre 2020 e 2021, realizou o pós-doutorado na UFG com uma bolsa concedida pelo Centro de Macroecologia, Evolução e Clima da Dinamarca. Desde 2021, é pós-doutorando do Instituto Federal Suíço de Pesquisa Florestal, de Neve e de Paisagens (WSL; 8) e atua como editor associado do periódico Diversity and Distribution (9). Nos últimos 5 anos, o Dr. Marco Túlio publicou 8 artigos em periódicos de elevado impacto, tais como, PNAS, Nature (como primeiro autor) e Nature Communications. Atualmente, seu índice h é igual a 12. Foi orientado pelo Prof. Dr. Thiago Rangel.

 

Elisa Barreto Pereira (2020) realizou o doutorado sanduíche no Instituto Federal Suíço de Pesquisa Florestal, de Neve e de Paisagens (WSL). Entre 2020 e 2022, realizou o pós-doutorado na UFG com uma bolsa concedida pelo Conselho Europeu de Investigação (Suíça). Desde 2022, é pós-doutoranda do Instituto Federal Suíço de Pesquisa Florestal, de Neve e de Paisagens (WSL; 10). É editora do periódico Ecological Monographs (Ecological Society of America) desde 2024 (11). Entre 2020 e 2024, a Dra. Elisa publicou 14 artigos científicos. Atualmente, seu índice h é igual a 8. Foi orientada pelo Prof. Dr. Thiago Rangel.

 

André Felipe Alves de Andrade (2020) foi pós-doutorando da UFG entre 2021 e 2022. Entre 2020 e 2024, o Dr. Felipe publicou 14 artigos científicos, sendo um deles publicado na revista Science (12). Atualmente, seu índice h é igual a 11. Desde 2022 é pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo De Marco Jr.

 

Bruno Roberto Ribeiro (2021) recebeu menção honrosa do prêmio CAPES de Tese em 2022 (13). Em 2022, um dos artigos da tese do Dr. Bruno R. Ribeiro foi o primeiro colocado no desafio Ebbe Nielsen (14).  Atualmente, é gerente técnico da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável (15). Nos últimos anos, publicou 13 artigos e um capítulo de livro, além de ter editado 3 outros livros. Atualmente, seu índice h é igual a 15. Foi orientado pelo Prof. Dr. Rafael Loyola.

 

Jhonny José Magalhães Guedes (2024) realizou o doutorado sanduíche na Universidade de East Anglia. Atualmente, é pós-doutorando na UFG. Publicou, entre 2020 e 2024, 19 artigos científicos (8 dos quais como primeiro autor). Atualmente, seu índice h é igual a 6. Foi orientado pelo Prof. Dr. José Alexandre Felizola Diniz Filho.

 

 

Egressos de Destaques do Quadriênio (2017-2020)

 

Período 2011-2015:

 

Matheus de Souza Lima Ribeiro (2013) – Primeiro Prêmio tese-CAPES, Professor da recém criada Universidade Federal de Jataí (anteriormente um campus – regional – da UFG), é docente do PPG em Ecologia e Evolução, bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNpq e coordenador de um dos projetos do INCT EECBio. Trabalha na linha de macroecologia, desenvolvendo projetos em modelagem de nicho e extinções do quaternário. Foi orientado pelo Prof. Dr.José Alexandre F Diniz Filho.

 

Sidney Feitosa Gouveia (2013) - É professor adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe, bolsista PQ do CNPq e coordenador do PPG em Ecologia & Conservação (na época da aprovação do Doutorado no PPG). Um dos pesquisadores contemplados no primeiro edital do Serrapilheira e coordenador de um dos projetos do INCT EECBio. Em 2018-2019, coordenou uma das Escolas de Altos Estudos da CAPES, com a participação dos Profs. José Alexandre e Fabricio Villalobos, do PPG, e coordenou o projeto PROMOB da CAPES/FAPESE, de intercâmbio entre a UFS e UFG. Foi orientado pelo Prof. Dr.José Alexandre F Diniz Filho.

 

Walter Araujo Santos (2015) – docente na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), vice-coordenador do PPG em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais da Instituição e possui uma excelente produção científica, com mais de 40 artigos publicados nos últimos 5 anos. Foi orientado pelo Prof. Dr. Mario de Almeida Neto.

 

Daniel de Paiva Silva (2014) – professor do Instituto Federal Goiano, campus Urutaí, atualmente coordenador do Mestrado profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado (área de Ciências Ambientais da CAPES) e bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNpq. Foi orientado pelo Prof. Dr. Paulo de Marco Jr.

 

 

Período 2016-2020:

 

Lilian Sales Macedo (2018) – Atualmente Bolsista PNPD associada ao PPG em Ecologia da UNICAMP, recebeu a menção honrosa no Prêmio CAPES de tese em 2019 e conta com uma excelente produção científica, com 26 artigos publicados nos últimos 5 anos em revistas de excelente nível. Foi orientado pelo Prof. Dr. Rafael Loyola.

 

Bruno Vilela de Moraes e Silva (2016) (UFBA) – Professor na Universidade Federal da Bahia e atualmente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, realizou PDSE na Universidade de Alcalá, tendo obtido desta estadia uma dupla titulação com essa instituição, tendo realizado pós-doutorado na Washington University entre 2016 e 2018. Pesquisador associado ao GT de Macroecologia e Macroevolução do INCT EECBio. Foi orientado pela Profa. Dra. Levi Carina Terribile.

 

Karine Borges Machado (2019) – Bolsista DTI-B do INCT EECBio, a Dra. Karine apresenta uma forte atuação junto ao GT de Ecologia Aquática do INCT e possui a maior produção científica entre os egressos e discentes no quadriênio, para este período de avaliação. Foi orientado pelo Prof. Dr. João Carlos Nabout.

 

Daniel Zacarias (2017) – Professor na Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane, e atualmente exercendo o cargo de Vice-Director para Investigação e Extensão em sua Universidade. Foi orientado pelo Prof. Dr. Rafael Loyola.

 

 

TESES E DISSERTAÇÕES

As dissertações e teses do PPG em Ecologia & Evolução podem ser encontradas nas coleções da BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações) da UFG

teses-UFG