Weby shortcut
Youtube
Link Instagram

Regras, Formulários e Procedimentos

Atualizado em 18/02/20 07:42.

 

Todas as solicitações devem ser enviadas para a secretaria do PPG, observando o que é pedido em cada caso. Leiam atentamente os Procedimentos de Funcionamento da Secretaria antes de fazer qualquer tipo de solicitação.

 

Aproveitamento de créditos

Co-orientação

Defesa de dissertação ou tese

Diploma

Estágio Docência

Estágio Sanduíche/Capes

Matrícula em disciplinas

Matrícula em disciplinas - Aluno especial

Qualificação 

Diárias, Inscrições em congressos e eventos

Pós-doutorado

Normas e Resoluções

 

  

 

 

  

Aproveitamento de Créditos

Preencha o formulário com seus dados e disciplinas que quer aproveitar.

Anexe cópia do histórico escolar que contenha a(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Anexe ementa da(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Alunos que fizeram mestrado no PPG-EcoEvol-UFG também devem solicitar aproveitamento (ele não é automático). 

 

 

 

Co-orientação

 

1. Orientador convida pesquisador doutor para co-orientar um de seus alunos. Carta deve incluir nome do aluno, título do projeto e de que forma se espera que o co-orientador possa ajudar (trabalho de laboratório, análises etc). Pode-se usar este modelo;

2. Pesquisador convidado aceita pedido do orientador. Esta carta deve conter um “De Acordo” do chefe do co-orientador pretendido caso este não seja docente do PPG-EcoEvol. Pode-se usar a segunda parte do modelo sugerido acima;

3. Orientador envia ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando co-orientação. Esta carta deve ser acompanhada de carta de aceite do co-orientador pretendido. Pode-se enviar apenas o modelo sugerido acima;

4. Pedido é avaliado em reunião da Comissão Administrativa.

 

Informações:

1. Pedido deve ser encaminhado à Comissão Administrativa até 12 meses após o ingresso do mestrando ou em até 24 meses após o ingresso de doutorando;

2. Co-orientador pretendido não precisa ser docente do PPG-EcoEvol;

3. Cada aluno poderá ter apenas 1 co-orientador. 

 

 

Defesa de Dissertação ou Tese

1. O orientador deve iniciar o processo no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFG, seguindo os passos do tutorial que podem ser encontrados aqui. O processo deve ser iniciado pelo menos 15 dias antes da defesa, sendo importante que o orientador já se comunique com os participantes externos à UFG e solicite que eles realizem o cadastro no SEI e preencham o formulário eletrônico interno de cadastro, seguindo as instruções que podem ser encontradas na nossa webpage (ver CADASTRO DE PARTICIPANTE EXTERNO).

 

2. Os orientadores externos à UFG são cadastrados no SEI como usuários externos e não podem abrir processos. Nesse caso, o orientador deve encaminhar à secretaria do PPG ofício (baixar modelo aqui) assinado solicitando a defesa, pelo menos 15 dias antes da defesa. A secretaria ficará encarregada de gerar o processo no SEI e comunicar ao orientador e ao discente.

 

3. Após a solicitação da defesa pelo SEI ou por ofício (orientadores externos), o aluno deverá encaminhar, o mais rápido possível, cópias em PDF, de boa qualidade, de todos os documentos necessários para a emissão posterior do diploma e finalização do curso no SIGAA, incluindo:

  • Documentos pessoais (CPF, RG);
  • Diploma de graduação (no caso de defesa de mestrado) e de graduação e de mestrado (no caso de defesa de doutorado);
  • Para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do RNE, do passaporte e visto válido na data da defesa (alunos estrangeiros com vistos permanentes devem estar atentos à questões de reconhecimento dos diplomas de graduação e/ou mestrado);
  • Versão em PDF da dissertação ou tese a ser defendida.

 

4. Em seguida, o aluno deverá comparecer pessoalmente à secretaria do PPG, portando os originais dos documentos pessoais e diplomas, para que a secretaria possa, no SEI, efetivar a VALIDAÇÃO DOS REQUISITOS para a defesa e dar continuidade ao processo no SEI.

 

5. O exemplar em PDF deve ser enviado diretamente à banca pelo aluno e/ou orientador, com cópia para a secretaria do programa;

 

6. Para homologação da banca, a coordenação do programa irá verificar se todos os membros estão devidamente cadastrados no SEI e no formulário interno. 

7. É importante que o orientador e/ou discentes verifiquem o andamento do processo alguns dias antes da defesa, para se certificar que o andamento esteja de acordo com o previsto e que todas as etapas pré-defesa tenham sido realizadas (especialmente considerando os itens 4 e 6 acima).

 

 

Observações importantes:

Prazo. A solicitação deverá ser encaminhada à secretaria com pelo menos 15 dias de antecedência; 

Processo no SEI. É importante que os orientadores e discentes se atentem aos itens 4 e 6 acima, pois o bom andamento do processo para a defesa está condicionado a eles.

Composição da banca. Segundo o Regulamento do PPG-EcoEvol, a dissertação ou tese apresentada será julgada por uma comissão examinadora composta por:

a) Mestrado: Deverão ser sugeridos 4 nomes: 2 externos ao PPG-EcoEvol (titular e suplente) e 2 do PPG-EcoEvol (1 titular + 1 suplente). O orientador preside a banca e também avalia a defesa.

b) Doutorado: Deverão ser sugeridos 7 nomes: 3 externos ao PPG-EcoEvol (2 titulares e 1 suplente) e 4 do PPG-EcoEvol (2 titulares e 2 suplentes). O orientador preside a banca e também avalia a defesa. 

Co-orientador. O co-orientador da dissertação/tese poderá participar da comissão; todavia, seu nome não será contado para efeito de integralização do número mínimo de componentes citado acima.

Cadastro de participantes externos. Para os membros titulares e suplentes que não possuem vínculo com a UFG, é preciso que os participantes externos preencham o formulário de CADASTRO DE PARTICIPANTE EXTERNO, para fins de cadastro no SIGAA. Você pode enviar para o convidado o link da nossa webpage com as instruções para REALIZAR ESSE CADASTRO (temos o cadastro para o SIGAA e para o SEI). Os dois cadastros só precisam ser realizados uma única vez. 

A defesa. O ato de defesa acontecerá em sessão pública. O aluno deverá fazer apresentação com duração de 30-40 minutos, após o que se procederá à arguição. O tempo de arguição de cada examinador será de 30 minutos, dispondo o candidato de igual tempo para resposta, prorrogável a critério do presidente da banca. O resultado do julgamento de cada examinador será expresso por uma entre essa duas avaliações: “aprovado” ou “reprovado”, sendo considerado aprovado na defesa o candidato que obtiver aprovação unânime de todos os examinadores;

Entrega da versão final. O aluno, após a aprovação na defesa pública, terá 30 dias para encaminhar a versão final em formato eletrônico (PDF) à Coordenação do Programa, a fim de iniciar os procedimentos para emissão do diploma no SEI. Nesse contexto, é importante que os alunos estejam atentos à novas regras da PRPG e Biblioteca Central para inserção dos documentos e depósito da versão final (clique AQUI).

 

 

 

Diploma

 

O estudante deverá consultar a secretaria sobre os procedimentos para emissão de diploma, no Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e seguindo os procedimentos da Resolução CEPEC/UFG 1403.

Para a emissão, os seguintes documentos são necessários:

I. memorando do Coordenador(a) do Programa ao Pró-Reitor(a) de Pós-Graduação ou formulário específico;

II- cópia da ata da sessão pública de defesa em modelo-padrão;

III- cópia do histórico acadêmico assinado pelo coordenador do Programa;

IV- cópia do diploma de Graduação;

V- cópia do diploma de Mestrado, quando necessário;

VI- cópias da Carteira de Identidade e CPF (e passaporte, para estudantes estrangeiros);

VII- documento comprobatório de depósito do produto final na Biblioteca;

VIII- para estudantes estrangeiros com visto temporário, anexar cópia do visto válido na data da defesa;

IX- para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Graduação, exigência do inciso IV, deve ser devidamente revalidado por instituição credenciada no Brasil;

X- para estudantes estrangeiros com visto permanente, o diploma de Mestrado, conforme inciso V, quando necessário, deve ser devidamente reconhecido por instituição credenciada no Brasil;

XI- para estudantes que realizaram a Pós-Graduação por meio de convênios (cotutelas ou outros acordos internacionais), inserir termo de cooperação.

 

 

Estágio Docência 

O estágio docência para pós-graduandos foi instituído pela Capes com intuito de preparar o aluno para docência na graduação. Isto foi feito por meio de um Ofício Circular da Capes (PR/CAPES 028 de 26/02/1999). 

As universidades passaram a regulamentar os estágios docência em seus cursos. Na UFG a regulamentação foi feita por meio da Resolução CEPEC 510/2000. Em abril de 2010 a Capes atualizou o Regulamento do Programa de Demanda Social (Capes-DS, o programa que fornece as bolsas) (Portaria CAPES 76 de 14 de abril de 2010) e deixou claro algumas diretrizes para o estágio. Os textos da Resolução e da Portaria são curtos e devem ser lidos antes de fazer o estágio.

Os textos acima definem a obrigatoriedade para bolsistas doutorado Capes-DS. Bolsistas Reuni devem fazer estágios contínuos durante a bolsa. Recomenda-se que não-bolsistas, mestrandos e bolsistas de outras agências (CNPq, UFG etc) também façam.

 

Em nosso PPG, o aluno pode receber créditos pelo estágio:

 

1. O aluno decide JUNTO com orientador em qual disciplina fazer o estágio. Pode ser disciplina oferecida pelo próprio orientador ou de qualquer outro professor do PPG;

 

2. O responsável pela disciplina e o aluno devem planejar as atividades deste último ao longo do semestre;

 

3. Aluno se matrícula na disciplina apropriada. Mestrandos podem fazer apenas 1 estágio de 2 créditos (30 h), o Estágio Docente I. Doutorandos podem fazer dois estágios de 2 créditos cada (60 h no total), cada um em semestre distinto;

 

4. No final do semestre, o aluno deve entregar o Relatório de Estágio Docente na secretaria do PPG. Alunos com bolsa Reuni podem encaminhar cópia do relatório enviado para Reitoria. O docente da Comissão de Bolsas encaminhará os conceitos e frequência para a secretaria do PPG.

 

 

Estágio Sanduíche/Capes

Clique aqui para baixar roteiro escrito pelo Prof. Natan Maciel. 

Atenção: Documentos devem ser entregues em papel na Secretaria do PPG.

 

 

 

Matrícula em disciplinas - alunos regulares

 

 Matricula realizada pelo SIGAA:

 Alunos Regulares do PPG Eco. Evol. - Matricula entre os dias 22 e 24 de julho de 2019 ;

 Alunos Regulares de outros PPGs UFG - Matricula entre os dias 29 e 31 de julho de 2019 ;

 

 

 

Matrícula em disciplinas – aluno especial

 

 O aluno interessado deverá ver os procedimentos e o edital do periodo e apresentar na secretaria do PPG-EcoEvol-UFG:

  

Ao enviar o material da matrícula para a secretaria, por favor nomeie o arquivo da seguinte forma: 

"NOME_Matrícula_Especial_ANO_Semestre". 

Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2019 seria nomeado da seguinte forma: 

"José Silva_Matrícula_Especial_2019_02"

2. Cópia do RG e CPF;  

3. Documento que comprove seu vínculo como aluno de pós-graduação de outra instituição;  

 

Informações:  

1. O aluno interessado deverá acompanhar nesta página eletrônica as disciplinas oferecidas em cada semestre e o prazo para matrícula;  

2. O aceite de aluno especial deverá ser avaliado pelo docente responsável pela disciplina;  

3. Segundo regulamento da pós-graduação da UFG, somente serão aceitos como alunos especiais alunos de outras instituições matriculados regularmente em programas de pós-graduação. A secretaria do PPG-EcoEvol não tem autorização para aceitar alunos “ouvintes”.

 

 

 

Qualificação

O orientador e o aluno devem organizar a realização do qualificação seguindo o estabelecido na RESOLUÇÃO 01/2016, do PPG EcoEvol, definindo a banca e a data/local do exame, e preencher o formulário em anexo.

 

Após a qualificação o orientador deve encaminhar para a secretaria uma via impressa do formulário preenchido e assinado pela banca, para arquivo na pasta do aluno, e também encaminhar uma versão digital em PDF do formulário e do documento da qualificação (texto aprovado) para o email da secretaria, para fins de cadastro/registro no SIGAA. 

 

 

 

Diárias e Inscrições em Congressos e eventos

A coordenação informa que não há como garantir que todos os pedidos serão aceitos (mas faremos o possível para que isso ocorra).

Participação em Evento no país: comprovante de aceite de trabalho (apresentação oral ou painel) +  Formulário Participação em Eventos no país

Coletas de dados: Comprovantes de que esteve no local no período solicitado (cupom fiscal de gasolina ou alimentação ou hospedagem no nome do discente com CPF) + Formulário Diárias Coleta/Campo

 

 

 .

Pós-Doutorado

Com a finalidade de formalizar a figura do pós-doutorandos vinculados ao PPG Ecologia & Evolução e, especialmente, seu vínculo com a UFG, solicitamos que o formulário de cadastro abaixo seja preenchido, assinado pelo supervisor do pós-doutorando e entregue na secretaria do PPG Ecologia e Evolução (3 vias impressas). Formulário Cadastro Pós-doc Para maiores detalhes a respeito da figura do Pós-doutorando na UFG clique aqui

 

 

 

 

 .

Normas e Resoluções

 Portarias Capes

  •  2016 - PORTARIA Nº8 de 3 de junho de 2016 - Categorias Docente: Clique Aqui