Youtube Icon
Instagram Icon
premio tese CAPES 2019

Premio Tese CAPES 2019

Ecologia & Evolução ganha menção honrosa no Premio Tese CAPES 2019

A egressa do Doutorado em Ecologia & Evolução da UFG, Dr. Lilian Patricia Sales Macedo, orientada do Prof. Rafael Loyola, foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Tese CAPES 2019, na área de Biodiversidade!

 

A tese premiada intitula-se  “Modelos de nicho ecológico e o efeito do clima na distribuição das espécies” foi defendida em junho de 2018 e foi composta por 4 capítulos, com o objetivo geral de avaliar o efeito do clima e das mudanças climáticas na distribuição geográfica de diferentes espécies. Estabeleceu-se a partir das diversas análises realizadas que, no futuro, novos conjuntos de espécies irão conviver, principalmente devido a perdas por extinção de espécies que não resistirão às alterações ambientais em alguns locais, ao mesmo tempo em que há ganhos de espécies por colonização de novos ambientes previamente desocupados, naturalmente ou introduzidas pelo Homem. 

Diretamente oriundos da tese, a Dra. Lilian P. S. Macedo já publicou 2 artigos em periódicos cientificos Qualis A na área de Biodiversidade (Sales et al. 2017. Niche conservatism and the invasive potential of the wild boar. Journal of Animal Ecology, 86: 1213-1223; e, Sales et al. 2017, Model uncertainties do not affect observed patterns of species richness in the Amazon. PLoS One, 12(10): e0183785). Além disso, durante seu doutorado participou de diversos outros trabalhos em colaboração com o grupo do Laboratório de Biogeografia da Conservação.

Lilian Macedo atualmente é bolsista PNPD-CAPES associada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),

Veja aqui os resultados do Premio CAPES 2019!