Regras, Formulários e Procedimentos
Matrícula em disciplinas - Aluno especial
Qualificação (alunos doutorado)
Diárias, Inscrições em congressos e eventos
Aproveitamento de CréditosPreencha o formulário com seus dados e disciplinas que quer aproveitar. Anexe cópia do histórico escolar que contenha a(s) disciplina(s) para aproveitamento. Anexe ementa da(s) disciplina(s) para aproveitamento. Alunos que fizeram mestrado no PPG-EcoEvol-UFG também devem solicitar aproveitamento (ele não é automático). |
Co-orientação
1. Orientador convida pesquisador doutor para co-orientar um de seus alunos. Carta deve incluir nome do aluno, título do projeto e de que forma se espera que o co-orientador possa ajudar (trabalho de laboratório, análises etc). Pode-se usar este modelo; 2. Pesquisador convidado aceita pedido do orientador. Esta carta deve conter um “De Acordo” do chefe do co-orientador pretendido caso este não seja docente do PPG-EcoEvol. Pode-se usar a segunda parte do modelo sugerido acima; 3. Orientador envia ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando co-orientação. Esta carta deve ser acompanhada de carta de aceite do co-orientador pretendido. Pode-se enviar apenas o modelo sugerido acima; 4. Pedido é avaliado em reunião da Comissão Administrativa.
Informações: 1. Pedido deve ser encaminhado à Comissão Administrativa até 12 meses após o ingresso do mestrando ou em até 24 meses após o ingresso de doutorando; 2. Co-orientador pretendido não precisa ser docente do PPG-EcoEvol; 3. Cada aluno poderá ter apenas 1 co-orientador. |
Defesa de dissertação ou tese
1. Orientador envia ofício (baixar modelo aqui) solicitando defesa de seu orientando. Este ofício deve incluir o nome do aluno, título do trabalho, data e horário previstos para defesa e sugestão de banca com endereço completo de seus componentes. Enviar cópia pdf deste ofício para coordenador PPG (cianciaruso no gmail.com). a) Mestrado: Deverão ser sugeridos 4 nomes: 2 externos ao PPG-EcoEvol (titular e suplente) e 2 do PPG-EcoEvol (1 titular + 1 suplente). O orientador preside a banca e também avalia a defesa. b) Doutorado: Deverão ser sugeridos 7 nomes: 3 externos ao PPG-EcoEvol (2 titulares e 1 suplente) e 4 do PPG-EcoEvol (2 titulares e 2 suplentes). O orientador preside a banca e também avalia a defesa. 2. Aluno entrega 5 cópias da dissertação de mestrado ou 8 cópias da tese de doutorado na secretaria do PPG-EcoEvol que serão enviadas aos membros da banca. Aluno e orientador podem enviar cópias aos membros da banca diretamente, mas neste caso pede-se que isso seja informado no ofício (item 1 acima); 3. Aluno entrega arquivo de sua dissertação ou tese em formato .pdf para secretaria do PPG-EcoEvol (ecoevol no gmail.com) com cópia para o coordenador (cianciaruso no gmail.com).
Observações importantes 1. Prazo. O ideal é que a banca receba a dissertação/tese com 30 dias de antecedência. Para tanto, entregue toda documentação listada acima 40 dias antes da defesa na secretaria do PPG; 2. Composição da banca. Segundo o Regulamento do PPG-EcoEvol, a dissertação ou tese apresentada será julgada por uma comissão examinadora composta de 3 membros e a tese por uma comissão composta de 5 membros, todos portadores do título de Doutor, entre os quais o orientador (que será o presidente da comissão) e pelo menos 1 membro externo ao Programa, no caso de dissertação, e 2 quando se tratar de tese. 3. Suplentes. A comissão examinadora terá 2 membros suplentes (no caso de dissertação) e 3 (no caso de tese), também portadores do título de Doutor, sendo pelo menos 1 externo ao Programa; 4. Co-orientador. O co-orientador da dissertação/tese poderá participar da comissão; todavia, seu nome não será contado para efeito de integralização do número mínimo de componentes citado acima. 5. Membros não residentes em Goiânia. O orientador ou aluno devem consultar o coordenador do PPG-EcoEvol antes de convidar pesquisadores não residentes em Goiânia a fim de se avaliar a disponibilidade de recursos para bancas. Caso seja possível efetivar o convite, deve-se, junto com o ofício solicitando defesa, encaminhar o formulário preenchido para solicitação de diárias/passagens no sistema SCDP. 6. A defesa. O ato de defesa acontecerá em sessão pública. O aluno deverá fazer apresentação com duração de 30-40 minutos, após o que se procederá à arguição. O tempo de arguição de cada examinador será de 30 minutos, dispondo o candidato de igual tempo para resposta, prorrogável a critério do presidente da banca. O resultado do julgamento de cada examinador será expresso por uma entre essa duas avaliações: “aprovado” ou “reprovado”, sendo considerado aprovado na defesa o candidato que obtiver aprovação unânime de todos os examinadores; 7. Entrega da versão final. O aluno, após a aprovação na defesa pública, terá 30 dias para encaminhar a versão final em formato eletrônico (pdf) à Coordenação do Programa. Em seguida, deverá solicitar confecção do diploma conforme instruções abaixo.
|
Diploma 2. Ofício da coordenação para requerimento de diploma (assinado pelo coordenador ou Sub Coordenador) 3. Diploma rascunho 4. Histórico (assinado pelo Coordenador ou Sub Coordenador) |
Estágio Docência O estágio docência para pós-graduandos foi instituído pela Capes com intuito de preparar o aluno para docência na graduação. Isto foi feito por meio de um Ofício Circular da Capes (PR/CAPES 028 de 26/02/1999). As universidades passaram a regulamentar os estágios docência em seus cursos. Na UFG a regulamentação foi feita por meio da Resolução CEPEC 510/2000. Em abril de 2010 a Capes atualizou o Regulamento do Programa de Demanda Social (Capes-DS, o programa que fornece as bolsas) (Portaria CAPES 76 de 14 de abril de 2010) e deixou claro algumas diretrizes para o estágio. Os textos da Resolução e da Portaria são curtos e devem ser lidos antes de fazer o estágio. Os textos acima definem a obrigatoriedade para bolsistas doutorado Capes-DS. Bolsistas Reuni devem fazer estágios contínuos durante a bolsa. Recomenda-se que não-bolsistas, mestrandos e bolsistas de outras agências (CNPq, UFG etc) também façam. Em nosso PPG, o aluno pode receber créditos pelo estágio:
1. O aluno decide JUNTO com orientador em qual disciplina fazer o estágio. Pode ser disciplina oferecida pelo próprio orientador ou de qualquer outro professor do PPG;
2. O responsável pela disciplina e o aluno devem planejar as atividades deste último ao longo do semestre;
3. Aluno se matrícula na disciplina apropriada. Mestrandos podem fazer apenas 1 estágio de 2 créditos (30 h), o Estágio Docente I. Doutorandos podem fazer dois estágios de 2 créditos cada (60 h no total), cada um em semestre distinto;
4. No final do semestre, o aluno deve entregar o Relatório de Estágio Docente na secretaria do PPG. Alunos com bolsa Reuni podem encaminhar cópia do relatório enviado para Reitoria. O docente da Comissão de Bolsas encaminhará os conceitos e frequência para a secretaria do PPG. |
Estágio Sanduíche/Capes Clique aqui para baixar roteiro escrito pelo Prof. Natan Maciel. Atenção: Documentos devem ser entregues em papel na Secretaria do PPG. |
Matrícula em disciplinas
Ao enviar a sua ficha de matrícula para a coordenação por favor nomeie o arquivo da seguinte forma: "NOME_Matrícula_ANO_Semestre". Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2012 seria nomeado da seguinte forma: "José Silva_Matrícula_2012_02"
|
Matrícula em disciplinas – aluno especial O aluno interessado deverá apresentar na secretaria do PPG-EcoEvol-UFG: 1. Ficha de matrícula para alunos especiais;
Ao enviar a sua ficha de matrícula para a coordenação por favor nomeie o arquivo da seguinte forma: "NOME_Matrícula_Especial_ANO_Semestre". Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2012 seria nomeado da seguinte forma: "José Silva_Matrícula_Especial_2012_02" 2. Cópia do RG e CPF; 3. Documento que comprove seu vínculo como aluno de pós-graduação de outra instituição;
Informações: 1. O aluno interessado deverá acompanhar nesta página eletrônica as disciplinas oferecidas em cada semestre e o prazo para matrícula; 2. O aceite de aluno especial deverá ser avaliado pelo docente responsável pela disciplina; 3. Segundo regulamento da pós-graduação da UFG, somente serão aceitos como alunos especiais alunos de outras instituições matriculados regularmente em programas de pós-graduação. A secretaria do PPG-EcoEvol não tem autorização para aceitar alunos “ouvintes”. |
Qualificação (alunos doutorado) 1. O orientador deverá encaminhar ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando exame de qualificação de seu doutorando(a). Deve conter nome do aluno, título do trabalho a ser apresentado, data, horário e banca examinadora. Fica a cargo do orientador e do discente determinar a composição da banca de qualificação. 2. Observando as normas da qualificação (VER LINK ABAIXO) o aluno deverá se reunir antecipadamente com os membros da banca para definir o formato e o conteúdo de avaliação. Informações (do regulamento do PPG-EcoEvol):
|
Diárias e Inscrições em Congressos e eventosA partir de 2013 a UFG não fará mais ressarcimento/reembolso aos discentes. Aqueles que necessitarem de apoio para participação em trabalho de campo (relacionados à tese/dissertação preferencialmente em projetos sem financiamento) ou em congressos (e similares) deverão entregar os formulários abaixo pelo menos 20 dias antes da data de início da atividade. A coordenação informa que não há como garantir que todos os pedidos serão aceitos (mas faremos o possível para que isso ocorra). Participação em Evento no país: comprovante de aceite de trabalho (apresentação oral ou painel) + Formulário Participação em Eventos no país Coletas de dados: Comprovantes de que esteve no local no período solicitado (cupom fiscal de gasolina ou alimentação ou hospedagem no nome do discente com CPF) + Formulário Diárias Coleta/Campo |
Pós-doutorado
Com a finalidade de formalizar a figura do pós-doutorandos vinculados ao PPG Ecologia & Evolução e, especialmente, seu vínculo com a UFG, solicitamos que o formulário de cadastro abaixo seja preenchido, assinado pelo supervisor do pós-doutorando e entregue na secretaria do PPG Ecologia e Evolução (3 vias impressas). Formulário Cadastro Pós-doc Para maiores detalhes a respeito da figura do Pós-doutorando na UFG clique aqui