Youtube Icon
Instagram Icon
PremioCAPEs

Prêmio Tese CAPES 2020

Ecologia & Evolução ganha menção honrosa no Prêmio Tese CAPES 2020

 

A egressa do Doutorado em Ecologia & Evolução da UFG, Dra. Raísa Romênia Silva Vieira, orientada pelo Prof. Rafael Loyola, foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Tese CAPES 2020, na área de Biodiversidade!

 

RaisaVieira

 

A tese premiada intitula-se AVALIAÇÃO DE RESULTADOS EM PESQUISA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CONSERVAÇÃO NO BRASIL foi defendida em fevereiro de 2019 e é composta por três capítulos, sendo dois deles já publicados na Diversity and Distributions e na Biological Conservation. Isso mostra que, para além de sua avaliação formal no PPG em Ecologia e Evolução, o trabalho também já passou pelo crivo de uma audiência internacional em revistas de alto impacto. Somado à isso, a egressa publicou um artigo de divulgação científica em um jornal de ampla circulação no Brasil ("O Eco") e outro no Science Trends. Ganhou o Prêmio de Comunicação Científica da SBPC Regional Goiás em 2019.

 

Além disso, é importante destacar que a Dra. Raísa está bastante envolvida em questões mais amplas de política científica no Brasil, incluindo questões ligadas à maior inclusão e direitos humanos, tendo participado de um grupo que publicou em 2020 uma carta na Nature Ecology & Evolution. A partir de 2015 e em Goiás a regional da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), uma organização que tem sido importante para a manutenção das atividades de pós-graduação.

 

Atualmente a Raísa atua como pesquisadora no Instituto Internacional para Sustentabilidade, no Rio de Janeiro.

 

Esse é o 5º. Prêmio CAPES recebido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia & Evolução na área de Biodiversidade, e já foram agraciados o Prof. Matheus de Souza Lima Ribeiro (2014), Diogo Soares Menezes Samia (2016), Bruno Vilela de Moraes e Silva (2017), Lilian Patricia Sales Macedo (2019) e Raísa Romênia Silva Vieira (2020).

 

Em 2020, a UFG ganhou duas menções honrosasVeja aqui os resultados do Prêmio CAPES 2020, cuja entrega ocorrerá em 10/12/2020 e poderá ser acompanhada no canal do YouTube oficial da CAPES.