Programa de Pós
Graduação em Ecologia
Tópicos Especiais:
Redação de Artigos Científicos
Prof. Adriano
Sanches Melo Dep. Ecologia – IB – UFRGS
adrimelo@ecologia.ufrgs.br
www.ecologia.ufrgs.br/~adrimelo/redacao/
Objetivos:
- Organização de um trabalho científico;
- Principais convenções de formatação;
- Técnicas simples de redação;
- Geração/formatação automática de citações
e referências bibliográficas;
- O processo de publicação.
Estratégia de ensino:
O curso será
organizado em duas etapas. Na primeira, teremos aula pela manha durante uma
semana. Após breve introdução ao assunto, deveremos discutir detalhadamente
seções de trabalhos previamente indicados. Em particular, deveremos observar
algumas técnicas de redação frequentemente usadas por autores bem sucedidos. A
leitura minuciosa dos artigos sugeridos é fundamental para o bom desempenho do
aluno. A segunda parte do curso consistirá de redação de manuscrito e revisão
de manuscrito feito por outro colega. Preferencialmente, o manuscrito deverá
ser relacionado ao trabalho de dissertação/tese do aluno.
Programação
26 set 05 -- Apresentação disciplina e material de
estudo
-- O processo de publicação
-- Dicas gerais de redação
-- O “Título”
-- Formatação automática de citações e referências
bibliográficas
27 set 05 -- Estrutura do “Abstract” e da
“Introdução”
28 set 05 -- Estrutura dos “Métodos”
29 set 05 -- Estrutura dos “Resultados”
30 set 05 -- Estrutura da “Discussão”
Trabalho
final: Redação de artigo
Entrega inicial: 21 de novembro de 2005
Revisão de artigo de colega até: 30 de
novembro de 2005
Entrega final: 12 de dezembro de 2005
Bibliografia
para leitura minuciosa
Flecker, A.S. 1996.
Ecosystem engineering by a dominant detritivore
in a diverse tropical stream. Ecology 77: 1845-1854.
Kadmon, R. e H.R. Pulliam. 1993.
Island biogeography: effects of geographical isolation on species composition.
Ecology 74:977-981.
Machado, G. e P.S.
Oliveira. 1998. Reproductive biology of the
neotropical harvestman (Goniosoma
longipes) (Arachnida, Opiliones: Gonyleptidae): mating and oviposition
behaviour, brood mortality, and parental care. Journal of Zoology 246:
359-367.
McCabe, D.J. e N.J. Gotelli. 2000. Effects of disturbance frequency, intensity, and area on
assemblage of stream macroinvertebrates. Oecologia 124:270-279.
Bibliografia sobre redação
de artigos e o processo de publicação
Alley, M. 1997. The craft of scientific writing. 3rd
ed. Springer. (Cap. 5)
Cassey, P. e T.M. Blackburn. 2003. Publication
rejection among ecologists. Trends in Ecology and Evolution 18:375-376.
Gopen, G.D. e J.A. Swan. 1990. The science of
scientific writing. American Scientist 78:550-558.
Mackay, R.J. 1995. Writing
readable papers: How to tell a good story. Bulletin
of the North American Benthological Society 12: 381-388.
http://www.benthos.org/bulletin/rosemary.htm ou
Montenegro, M.R. e V.A.F. Alves. 1997. Critérios de autoria
e co-autoria em trabalhos científicos. Acta Botanica Brasilica 11:273-276.
Strunk Jr, W. e E.B. White. 1999. The elements of style. 3rd ed. Allyn and Bacon. (Cap.
2).