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Turma 2016 - informações

 

Lógica de programação e algorí­tmos

Prof. Thiago Rangel - Ecologia-UFG - rangel.tf  lá no gmail.com

 

Uso do software R em Ecologia

Prof. Adriano S. Melo - Dep. Ecologia-UFG - asm.adrimelo lá no gmail.com


 

 Precisamos programar?

No passado, pouquí­ssimos ecólogos eram capazes de escrever um programa de computador. Em geral, usávamos programas já prontos. Isto tinha algumas consequências:

i. A criação e, principalmente, a implementação de novos métodos era em grande parte limitada à queles que sabiam programar;

ii. Fazí­amos o que estava disponí­vel. Muitas vezes tí­nhamos problemas que não eram exatamente "análises", mas procedimentos repetitivos que até poderiam ser fáceis. Entretanto, eram (quase) impossí­veis de se resolver pois levarí­amos semanas ou meses para fazer manualmente;

iii. A maioria dos programas era pago. Comprava-se ou pirateava-se.


 

 O ambiente de programação R

As coisas começaram a mudar com a popularizaço do R, o que aconteceu nos últimos 5-10 anos. De maneira simplista, o R executa programas já feitos (chamados de funções) e permite que você faça os seus próprios programas. A diferença básica entre estes programas que você faz e aqueles com os quais você já está acostumado é que seus programas só "rodam" dentro do R. Visto que o R é gratuito e que boa parte dos ecólogos o usam hoje em dia, isto não é problema. Mas o que tornou o R popular é a facilidade de programar. Basicamente, o R foi pensado por um dos seus criadores como uma linguagem confiável, fácil de programar e voltada para análise de dados. Até ecólogos com treinamento na área de Ciências Biológicas conseguem programar com um 1-2 semanas de treino.


 

 Por que oferecer 2 disciplinas de programação num PPG de Ecologia & Evolução?

Antes de mais nada, programar (no R ou em outra linguagem) resolve os 3 problemas citados acima. Num primeiro momento, você pode achar que isto não seria razão suficiente para fazer as duas disciplinas. Nós entendemos. Entretanto, a maior razão de ensinar programação é ajudá-lo a resolver problemas de análise de dados. Neste sentido, programação é uma estratégia didática.

 

Poderí­amos simplesmente ofertar uma disciplina de análise de dados com R. Seria bem tranquilo para alunos e professores. Escreverí­amos roteiros (scripts) das análises e passarí­amos para vocês. Vocês copiariam estes roteiros para o R e obteriam os resultados. Em princí­pio, não há qualquer problema neste tipo de disciplina. Entretanto, note que, se por um lado você consegue ver um grande numero de análises, por outra ela possui algumas desvantagens:

i. É provável que encontre erros quando estiver fazendo suas análises e levará bastante tempo para solucioná-los;

ii. Assim como no uso de programas executáveis (e.g. Systat, PcOrd, PAST), você usará o R como uma caixa preta. Você terá um resultado, mas provavelmente não saberá muito como foi feito;

 

Aprender programação significa aprender:

i. Lógica;

ii. Organização;

iii. Resolução de problemas, e

iv. Dar asas à  sua imaginação!

 

Usar programação para aprender análise de dados é como "ensinar a pescar".



 

 Esta disciplina é para você

O público-alvo da disciplina é bastante amplo. Nossa ideia é treiná-lo a resolver problemas usando o R como ferramenta. Isto te possibilitará, entre outras coisas:

i. Aperfeiçoar a forma como você estuda análise dados. Você pode ler várias vezes um mesmo capí­tulo de livro sobre uma dada análise até achar que entendeu. Entretanto, em muitos casos você irá "travar" na hora de executá-la. Diferente das disciplinas nas Ciências Biológicas, aprendemos análise de dados (e em geral qualquer coisa que envolver números) fazendo exercí­cios. O R é excelente para te ajudar nisto. Como? Escreva um programa para executar a análise. Você vai entender como, de fato, a análise funciona.

ii. Aperfeiçoar a resoluçao de problemas. É comum recebermos pedidos de auxílio em análise de dados. Um problema facilmente identificável é que a pessoa não tem ideia de onde começar, o que deve ser obtido antes, se o problema pode ser separado em partes etc. Fazer um programa é resolver um problema. Existem estratégias para isto.

iii. Obter asas para voar. Um bom profissional deve conhecer as melhores ferramentas disponí­veis em sua área. Conhecendo-as, você passará a pensar em coisas que não pensaria antes. Passará a investir mais tempo com ideias do que com os procedimentos analí­ticos para executá-la.



 

 Talvez esta disciplina não seja para você

Análise de dados é algo cada vez mais importante (e não apenas em Ecologia). Entretanto, dependendo da sua área e abordagem de pesquisa, você não precisa ser um especialista em análise de dados para ser um excelente profissional. Por exemplo, muitas pessoas utilizam basicamente experimentos para suas pesquisas. Alguns destes experimentos são bastante sofisticados e necessitam de análises sofisticadas. Entretanto, a maioria é relativamente simples; aquelas análises que aprendemos em cursos de bioestatí­stica ou suas extensões. A rigor, o bom uso destas análises depende muito de planejamento; geralmente um bom planejamento leva a uma análise simples, confiável e robusta. Se este é o seu caso, um bom domí­nio de desenho experimental é fundamental. As análises serão relativamente fáceis. Mais importante, serão sempre as mesmas. Um curso de programação pode até ser útil no sentido de te ajudar a organizar seus raciocí­nios, mas não para análise de dados.


 

 Preciso saber de algo de R ou programação para fazer as disciplinas?

Não. Iniciamos do zero. Entretanto, os cursos serão bastante intensos e exigem dedicação total.



 Posso fazer como aluno especial?

Não só pode como será muito bem vindo. Nosso PPG recebe mais de 60 alunos especiais das mais variadas universidades no segundo semestre (quando temos muitas disciplinas concentradas). O aceite da matrí­cula depende do número de vagas disponí­veis e só conseguimos saber quantas vagas teremos para alunos especiais apóss fazer a matrí­cula dos alunos da UFG. Pretendemos oferecer 32 vagas.

Sugerimos fortemente que você se matricule nas duas disciplinas.



Posso fazer como aluno ouvinte?

Não. Não existe esta possibilidade.

 


Quando e onde?

10 a 21 de outubro de 2016, na UFG.


 


 

Veja aqui como foi a disciplina Uso do software R em Ecologia em 2014 (não incluiu a de Lógica).