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Regras, Formulários e Procedimentos

Updated at 05/16/17 11:27 .

Aproveitamento de créditos

Co-orientação

Defesa de dissertação ou tese

Diploma

Estágio Docência

Estágio Sanduíche/Capes

Matrícula em disciplinas

Matrícula em disciplinas - Aluno especial

Qualificação (alunos doutorado)

Diárias, Inscrições em congressos e eventos

Pós-doutorado

Normas e resoluções

 

  

 

 

  

Aproveitamento de Créditos

Preencha o formulário com seus dados e disciplinas que quer aproveitar.

Anexe cópia do histórico escolar que contenha a(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Anexe ementa da(s) disciplina(s) para aproveitamento.

Alunos que fizeram mestrado no PPG-EcoEvol-UFG também devem solicitar aproveitamento (ele não é automático). 

 

 

 

Co-orientação

 

1. Orientador convida pesquisador doutor para co-orientar um de seus alunos. Carta deve incluir nome do aluno, título do projeto e de que forma se espera que o co-orientador possa ajudar (trabalho de laboratório, análises etc). Pode-se usar este modelo;

2. Pesquisador convidado aceita pedido do orientador. Esta carta deve conter um “De Acordo” do chefe do co-orientador pretendido caso este não seja docente do PPG-EcoEvol. Pode-se usar a segunda parte do modelo sugerido acima;

3. Orientador envia ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando co-orientação. Esta carta deve ser acompanhada de carta de aceite do co-orientador pretendido. Pode-se enviar apenas o modelo sugerido acima;

4. Pedido é avaliado em reunião da Comissão Administrativa.

 

Informações:

1. Pedido deve ser encaminhado à Comissão Administrativa até 12 meses após o ingresso do mestrando ou em até 24 meses após o ingresso de doutorando;

2. Co-orientador pretendido não precisa ser docente do PPG-EcoEvol;

3. Cada aluno poderá ter apenas 1 co-orientador. 

 

 

Defesa de dissertação ou tese

 

1. Orientador envia ofício (baixar modelo aqui) solicitando defesa de seu orientando. Este ofício deve incluir o nome do aluno, título do trabalho, data e horário previstos para defesa e sugestão de banca com endereço completo de seus componentes. Enviar cópia pdf deste ofício para coordenador PPG (cianciaruso no gmail.com).

     a) Mestrado: Deverão ser sugeridos 4 nomes: 2 externos ao PPG-EcoEvol (titular e suplente) e 2 do PPG-EcoEvol (1 titular + 1 suplente). O orientador preside a banca e também avalia a defesa.

      b) Doutorado: Deverão ser sugeridos 7 nomes: 3 externos ao PPG-EcoEvol (2 titulares e 1 suplente) e 4 do PPG-EcoEvol (2 titulares e 2 suplentes). O orientador preside a banca e também avalia a defesa.

 2. Aluno entrega 5 cópias da dissertação de mestrado ou 8 cópias da tese de doutorado na secretaria do PPG-EcoEvol que serão enviadas aos membros da banca. Aluno e orientador podem enviar cópias aos membros da banca diretamente, mas neste caso pede-se que isso seja informado no ofício (item 1 acima);

 3. Aluno entrega arquivo de sua dissertação ou tese em formato .pdf para secretaria do PPG-EcoEvol (ecoevol no gmail.com) com cópia para o coordenador (cianciaruso no gmail.com).

 

 

Observações importantes

 1. Prazo. O ideal é que a banca receba a dissertação/tese com 30 dias de antecedência. Para tanto, entregue toda documentação listada acima 40 dias antes da defesa na secretaria do PPG;

 2. Composição da banca. Segundo o Regulamento do PPG-EcoEvol, a dissertação ou tese apresentada será julgada por uma comissão examinadora composta de 3 membros e a tese por uma comissão composta de 5 membros, todos portadores do título de Doutor, entre os quais o orientador (que será o presidente da comissão) e pelo menos 1 membro externo ao Programa, no caso de dissertação, e 2 quando se tratar de tese.

 3. Suplentes. A comissão examinadora terá 2 membros suplentes (no caso de dissertação) e 3 (no caso de tese), também portadores do título de Doutor, sendo pelo menos 1 externo ao Programa;

 4. Co-orientador. O co-orientador da dissertação/tese poderá participar da comissão; todavia, seu nome não será contado para efeito de integralização do número mínimo de componentes citado acima.

 5. Membros não residentes em Goiânia. O orientador ou aluno devem consultar o coordenador do PPG-EcoEvol antes de convidar pesquisadores não residentes em Goiânia a fim de se avaliar a disponibilidade de recursos para bancas. Caso seja possível efetivar o convite, deve-se, junto com o ofício solicitando defesa, encaminhar o formulário preenchido para solicitação de diárias/passagens no sistema SCDP.

 6. A defesa. O ato de defesa acontecerá em sessão pública. O aluno deverá fazer apresentação com duração de 30-40 minutos, após o que se procederá à arguição. O tempo de arguição de cada examinador será de 30 minutos, dispondo o candidato de igual tempo para resposta, prorrogável a critério do presidente da banca. O resultado do julgamento de cada examinador será expresso por uma entre essa duas avaliações: “aprovado” ou “reprovado”, sendo considerado aprovado na defesa o candidato que obtiver aprovação unânime de todos os examinadores;

 7. Entrega da versão final. O aluno, após a aprovação na defesa pública, terá 30 dias para encaminhar a versão final em formato eletrônico (pdf) à Coordenação do Programa. Em seguida, deverá solicitar confecção do diploma conforme instruções abaixo.

 

 

 

Diploma


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O REQUERIMENTO DE DIPLOMA DE MESTRADO E DOUTORADO

1. Requerimento do Aluno (emitido pela coordenação e assinado pelo requerente). 
2. Uma cópia do RG e CPF (é necessária a apresentação dos originais para conferência). 
3. Uma cópia do diploma de Graduação/Mestrado (frente e verso, sendo necessária a apresentação do original para conferência). 
4. Declaração de nada consta original (emitida pela Biblioteca Central da UFG). 
5. Dois CDs contendo a dissertação ou tese (formato WORD e desprotegido). 
6. Uma cópia encadernada (capa dura e na cor AZUL). 
 7. Ficha catalográfica (emitida pela biblioteca, via email. Consultar página da Biblioteca Central. para instruções. Deve ser impressa nas costas da folha de rosto). 
8. Autorização para publicação do trabalho na Biblioteca Digital da UFG (deve ser assinada e impressa na falsa folha de rosto da dissertação). Disponível em  http://www.bc.ufg.br/sophia/bc/download/autorizacao.doc. 
9. Ofício do orientador assinado, atestando que foram feitas as correções recomendadas pela banca. 

 Além dos seguintes documentos emitidos pela Coordenação:

1. Ata de defesa

2. Ofício da coordenação para requerimento de diploma (assinado pelo coordenador ou Sub Coordenador)

3. Diploma rascunho

4. Histórico (assinado pelo Coordenador ou Sub Coordenador)

 

 



Estágio Docência 

 O estágio docência para pós-graduandos foi instituído pela Capes com intuito de preparar o aluno para docência na graduação. Isto foi feito por meio de um Ofício Circular da Capes (PR/CAPES 028 de 26/02/1999). 

As universidades passaram a regulamentar os estágios docência em seus cursos. Na UFG a regulamentação foi feita por meio da Resolução CEPEC 510/2000. Em abril de 2010 a Capes atualizou o Regulamento do Programa de Demanda Social (Capes-DS, o programa que fornece as bolsas) (Portaria CAPES 76 de 14 de abril de 2010) e deixou claro algumas diretrizes para o estágio. Os textos da Resolução e da Portaria são curtos e devem ser lidos antes de fazer o estágio.

Os textos acima definem a obrigatoriedade para bolsistas doutorado Capes-DS. Bolsistas Reuni devem fazer estágios contínuos durante a bolsa. Recomenda-se que não-bolsistas, mestrandos e bolsistas de outras agências (CNPq, UFG etc) também façam.

 

Em nosso PPG, o aluno pode receber créditos pelo estágio:

 

1. O aluno decide JUNTO com orientador em qual disciplina fazer o estágio. Pode ser disciplina oferecida pelo próprio orientador ou de qualquer outro professor do PPG;

 

2. O responsável pela disciplina e o aluno devem planejar as atividades deste último ao longo do semestre;

 

3. Aluno se matrícula na disciplina apropriada. Mestrandos podem fazer apenas 1 estágio de 2 créditos (30 h), o Estágio Docente I. Doutorandos podem fazer dois estágios de 2 créditos cada (60 h no total), cada um em semestre distinto;

 

4. No final do semestre, o aluno deve entregar o Relatório de Estágio Docente na secretaria do PPG. Alunos com bolsa Reuni podem encaminhar cópia do relatório enviado para Reitoria. O docente da Comissão de Bolsas encaminhará os conceitos e frequência para a secretaria do PPG.

 

 

Estágio Sanduíche/Capes

Clique aqui para baixar roteiro escrito pelo Prof. Natan Maciel. 

Atenção: Documentos devem ser entregues em papel na Secretaria do PPG.

 

 

 

Matrícula em disciplinas

 

 

Ao enviar a sua ficha de matrícula para a coordenação por favor nomeie o arquivo da seguinte forma:

"NOME_Matrícula_ANO_Semestre".

Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2012 seria nomeado da seguinte forma:

"José Silva_Matrícula_2012_02"

 

Ficha de matrícula

 

 

Matrícula em disciplinas – aluno especial

 O aluno interessado deverá apresentar na secretaria do PPG-EcoEvol-UFG:

1. Ficha de matrícula para alunos especiais;  

 

Ao enviar a sua ficha de matrícula para a coordenação por favor nomeie o arquivo da seguinte forma: 

"NOME_Matrícula_Especial_ANO_Semestre". 

Por exemplo, o arquivo de inscrição do aluno José Silva para o segundo semestre de 2012 seria nomeado da seguinte forma: 

"José Silva_Matrícula_Especial_2012_02"

2. Cópia do RG e CPF;  

3. Documento que comprove seu vínculo como aluno de pós-graduação de outra instituição;  

 

Informações:  

1. O aluno interessado deverá acompanhar nesta página eletrônica as disciplinas oferecidas em cada semestre e o prazo para matrícula;  

2. O aceite de aluno especial deverá ser avaliado pelo docente responsável pela disciplina;  

3. Segundo regulamento da pós-graduação da UFG, somente serão aceitos como alunos especiais alunos de outras instituições matriculados regularmente em programas de pós-graduação. A secretaria do PPG-EcoEvol não tem autorização para aceitar alunos “ouvintes”.

 

 

Qualificação (alunos doutorado)

 1. O orientador deverá encaminhar ofício à Comissão Administrativa do PPG-EcoEvol solicitando exame de qualificação de seu doutorando(a). Deve conter nome do aluno, título do trabalho a ser apresentado, data, horário e banca examinadora. Fica a cargo do orientador e do discente determinar a composição da banca de qualificação.

 2. Observando as normas da qualificação (VER LINK ABAIXO) o aluno deverá se reunir antecipadamente com os membros da banca para definir o formato e o conteúdo de avaliação.

Informações (do regulamento do PPG-EcoEvol):

 

 

 

Diárias e Inscrições em Congressos e eventos

A partir de 2013 a UFG não fará mais ressarcimento/reembolso aos discentes. Aqueles que necessitarem de apoio para participação em trabalho de campo (relacionados à tese/dissertação preferencialmente em projetos sem financiamento) ou em congressos (e similares) deverão entregar os formulários abaixo pelo menos 20 dias antes da data de início da atividade.

A coordenação informa que não há como garantir que todos os pedidos serão aceitos (mas faremos o possível para que isso ocorra).

Participação em Evento no país: comprovante de aceite de trabalho (apresentação oral ou painel) +  Formulário Participação em Eventos no país

Coletas de dados: Comprovantes de que esteve no local no período solicitado (cupom fiscal de gasolina ou alimentação ou hospedagem no nome do discente com CPF) + Formulário Diárias Coleta/Campo

 

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Pós-Doutorado

Com a finalidade de formalizar a figura do pós-doutorandos vinculados ao PPG Ecologia & Evolução e, especialmente, seu vínculo com a UFG, solicitamos que o formulário de cadastro abaixo seja preenchido, assinado pelo supervisor do pós-doutorando e entregue na secretaria do PPG Ecologia e Evolução (3 vias impressas). Formulário Cadastro Pós-doc Para maiores detalhes a respeito da figura do Pós-doutorando na UFG clique aqui

 

 

 

 

 

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Normas e Resoluções

 

Procedimentos e Funcionamentos da Secretaria                              

Regulamento do PPG                                                                     

Resolução Abertura de vagas                                                          

Resolução Credenciamento/Recredenciamento                                  

Regulamento para Pós-Doutorado na UFG (o vínculo é feito via PPG)   

Resolução Qualificação do Doutorado                                               

 

Portarias Capes

2011 - Portaria 191 - Categorias Docentes                                                 

2011 - Portaria 192 - Categorias Docentes e avaliação                               

 

 

 

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