Youtube Icon
Instagram Icon
noticia1239040292.jpg

Palestra - Prof. Dr. Paulo Inácio K.L Prado

Na quarta-feira, dia 08/04/2009 (14:00 horas), O Prof. Paulo Inácio K.L Prado ministrará a palestra intitulada de Modelagem das abundâncias das espécies em uma comunidade: novas idéias para um velho tema.

Modelagem das abundâncias das espécies em uma comunidade: novas idéias para um velho tema.

Paulo Inácio K.L Prado

Laboratório de Ecologia Teórica, Depto. de Ecologia, IB - USP

 

Esta palestra resume o estado atual de minha principal linha de pesquisa, cujo primeiro objetivo é desenvolvimento e aplicação de um protocolo analítico inédito no Brasil para investigar uma das poucas leis gerais da ecologia, que é a dominância numérica de poucas espécies nas comunidades biológicas.
A maioria das espécies nas comunidades são representadas por poucos indivíduos, e poucas são as espécies abundantes, resultando em uma distribuição de abundâncias tipicamente côncava, conhecida na literatura como “hollow curve”. Há pouquíssimas exceções a este padrão, o que o torna relevante para a análise de quaisquer outros parâmetro das comunidades. Diversas distribuições teóricas de probabilidade foram propostas para descrever este padrão, o que permite a construção de modelos para estimar a probabilidade de ocorrência de uma espécie com uma certa abundância, em função de variáveis preditoras, como características do ambiente, ou região biogeográfica. Nesta apresentação abordarei três questões que devem ser consideradas para se chegar a estes modelos: (1) os critérios de ajuste e seleção dos modelos, (2) o efeito da amostragem sobre tais ajustes, e (3) como associar processos biológicos aos diferentes modelos.

Source: PPGEE