Youtube Icon
Instagram Icon
noticia1227276234.jpg

Evolução

Mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra

Evolução, no ramo da , é a mudança das características de uma de uma para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a de que são passados aos descendentes durante a . em genes podem produzir características novas ou alterar características que já existiam, resultando no aparecimento de entre . Estas novas características também podem surgir da transferência de genes entre populações, como resultado de , ou entre espécies, resultante de . A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória através de ou aleatoriamente através de .

A é um processo pelo qual características hereditárias que contribuem para a sobrevivência e reprodução se tornam mais comuns numa população, enquanto que características prejudiciais tornam-se mais raras. Isto ocorre porque indivíduos com características vantajosas tem mais sucesso na reprodução, de modo que mais indivíduos na próxima geração herdam estas características. Ao longo de muitas gerações, ocorrem através de uma combinação de mudanças sucessivas, pequenas e aleatórias nas características, e selecção natural dos variantes mais adequadas ao seu ambiente. Em contraste, a produz mudanças aleatórias na frequência das características numa população. A deriva genética surge do papel que o acaso joga na probabilidade de um determinado indivíduo sobreviver e reproduzir-se.

Uma pode ser definida como um grupo de organismos que se podem reproduzir uns com os outros e produzir descendência fértil. No entanto, quando uma espécie está separada em várias populações que , mecanismos como mutações, deriva genética e a selecção de características novas, provocam a acumulação de diferenças ao longo de gerações e a . As semelhanças entre organismos sugere que todas as espécies conhecidas (ou pool genético ancestral) através deste processo de divergência gradual.

Estudos do e da dos seres vivos convenceram os cientistas a partir de meados do século dezanove que as espécies mudam ao longo do tempo. Contudo, o mecanismo que levou a estas mudanças permaneceu pouco claro até à publicação do livro de , , detalhando a de evolução por selecção natural. O trabalho de Darwin levou rapidamente à aceitação da evolução pela comunidade científico. Na década de 1930, a selecção natural Darwiniana, foi combinada com a para formar a , em que foi feita a ligação entre as unidades de evolução () e o mecanismo de evolução (selecção natural). Esta teoria com um grande poder e explanatório tornou-se o pilar central da biologia moderna, oferecendo uma explicação unificadora para toda a diversidade da vida na Terra.

Source: Wikipédia